Perguntas Frequentes

Perguntas mais frequentes:

  • 1. Não consigo acessar os comandos do Posição no AutoCAD no Windows 8.

Para a utilização do Posição no Windows 8 é necessário que as licenças antigas que utilizam o hardlock da marca PROTEQ (cores preta ou cinza) sejam atualizadas para o hardlock marca SafeNET modelo HASP PRO (cor roxa). O motivo desta troca se faz porque o fabricante PROTEQ descontinuou a produção de seu hardlock, como também seu suporte para Windows 8.

  • 2. Qual a versão do AutoCAD é compatível com o Sistema Posição.

Todas as versões do AutoCAD são compatíveis com o Sistema posição. Porém utilizando o hardlock marca HASP PRO (cor roxa) deve-se seguir a compatibilidade do AutoCAD com o sistema operacional, conforme tabela abaixo:

Sistema Operacional Versão do AutoCAD
Windows 10 AutoCAD 2015 a 2016
Windows 8 AutoCAD 2013 a 2016
Windows 7 AutoCAD 2010 a 2014
Windows Vista e Windows XP AutoCAD 2009 e anteriores
  • 3. Não consigo configurar o Sistema Posição no AutoCAD.

Após realizar a instalação do Sistema, abra o AutoCAD, deixe-o minimizado e refaça a configuração do Posição no CAD. Se com este procedimento as ferramentas no menu suspenso do sistema posição não funcionarem, execute Tools, Load application e navegue até a pasta C:\Posicao e localize o arquivo Posicao15.vlx e pressione o botão Load. Localize o botão Contents, clique em Add e refaça o caminho C:\Posicao e Posicao15.vlx. Feche todas as janelas e verifique o funcionamento das ferramentas.

  • 4. A configuração do Sistema Posição no AutoCAD indica que foi concluída com sucesso porém a barra de ferramentas do Sistema não aparece no CAD.

Inicialmente é necessário estar na visualização clássica do AutoCAD. Com o CAD aberto, pressione Tools, Load application e navegue até a pasta C:\Posicao e localize o arquivo Posicao15.vlx e pressione Load Apllication. Em seguida digite “menuposicao” na linha de comando do CAD e pressione Enter.

  • 5. Onde verifico o número e a versão da minha licença?

Ao abrir o módulo de cálculo do Sistema, na parte inferior da tela, abaixo do >Nome da Empresa é informado o número da sua licença, com quatro dígitos, seguido de um sinal > que poderá informar os números: 0 (versão 2000) 3 (versão 2003) 4 (versão 2004) ou 5 (versão 2005).

  • 6. Minha chave do sistema posição está com o led acesso porém não está sendo reconhecida.

No CD de instalação do sistema posição localize a pasta Drivers e execute o setup protec.exe caso sua chave seja Protec (preta ou cinza) ou HASPUserSetup (chave roxa). Verifique o funcionamento. Caso este procedimento não solucione, troque de porta USB, se mesmo assim persistir ligue para o suporte técnico da Manfra.

  • 7. Ao montar minha caderneta, são mostrados erros na janela de conversão de arquivos e o sistema não permite converter.

Neste caso será necessário rever os dados brutos, ou seja o levantamento de campo, clicando no botão Editar Arquivo. Conferir se existem códigos repetidos ou se a nomenclatura dos pontos e a sequência de leituras está correta.

  • 8. Tenho o hardlock paralelo do sistema posição, porém meu computador não possui mais esta entrada.

É possível fazer a substituição do seu hardlock para USB, entre em contato com seu revendedor e verifique as condições.

  • 9. Tenho um arquivo de desenho no AutoCAD e preciso utilizar as ferramentas do sistema posição, porém os pontos não estão sendo reconhecidos pelo Sistema.

Primeiramente é necessário certificar-se que os pontos não estão associados à símbolos. Utilize então a ferramenta converter pontos 3D em pontos Posição.

  • 10. Atualizei meu computador para Windows Seven 64 bits e o Sistema Posição não está sendo instalado.

Caso sua licença seja versão 2003 ou 2004, basta fazer o download da versão atualizada do Sistema Posição, reinstalar o Sistema. Antes de realizar a instalação será necessário excluir ou renomear a pasta C:\Posicao. Caso sua licença seja versão 2000, entre em contato com a Manfra para realizar a atualização da sua chave.

  • 11. Preciso descarregar minha estação Total no sistema posição mas não aparece o modelo que possuo.

O sistema posição pode ser atualizado para receber os dados da tua estação, entre em contato com o suporte técnico para mais informações.

  • 12. Minha estação total é uma Leica, porém o sistema posição não está fazendo a comunicação.

É necessário verificar a velocidade de transmissão de dados na estação e no sistema posição. Também, verificar se o cabo (caso seja USB) está corretamente instalado. Para este procedimento, verificar o driver instalador que acompanha o cabo de transferência de dados.

  • 13. Preciso formatar meu computador, como faço para não perder informações das bibliotecas do Módulo de Georreferenciamento do Sistema Posição?

As informações digitadas no Módulo de Georreferenciamento em profissionais, confrontantes, vértices existentes podem ser encontradas nas tabelas localizadas dentro da pasta c: posição e têm a extensão *.tpb. Em caso de formatação do computador estas tabelas devem ser salvadas em backup e depois inseridas na pasta c:posição novamente (após a formatação) para continuar sendo utilizadas.

  • 14. O Sistema Posição é compatível com o Windows 10?

Sim, porém somente para o uso de hardlocks no modelo HASP (roxo), sendo necessária a instalação do driver para o reconhecimento da chave pelo Windows.

 

Top